terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Produção do primeiro encontro realizado em 29/11/2014 - Texto: Mas afinal o que é Educação Física - Adroaldo Gaya

GRUPO DE ESTUDOS EM PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (FEFISO)
24/11/2014 – 1º ENCONTRO

Texto: Gaya, Adroaldo. Mas afinal o que é Educação Física? Revista Movimento, 1995.

Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2012/15398

Nesta reunião inaugural pedimos a leitura do texto acima, e no encontro colocamos as seguintes questões para alimentar o debate:

Período diurno:

1 – Educação Física é ciência ou filosofia?
Pobre se reduzir a uma ou outra. É uma arte de trabalhar com pessoas através da cultura de movimento.

2 – Qual a intencionalidade da Educação Física?
Depende do contexto, da ação docente, dos valores em jogo, das ciências de apoio.

3 – Deveríamos mudar o nome da Educação Física?
O nome possui menor importância em relação às práticas. O termo está dado, estruturado, institucionalizado e já possui uma tradição. O que se faz necessário é o questionamento dessa tradição.

4 – O que seria Educação Física como disciplina normativa?
Questão não utilizada.

5 – Na visão do autor, afinal o que é Educação Física?
Uma prática pedagógica que se apoia tanto na filosofia quanto em diversas ciências, com uma intencionalidade (educação) e um sujeito (professor).

6 – Qual é a identidade de Educação Física que o autor busca sustentar?
A tradicional, que abarca todas as manifestações historicamente ligadas à disciplina.

Período noturno:

1 – O texto define EF?
Após algum debate, chegou-se ao consenso que o autor traz sim uma definição de Educação Física e tenta fixar a sua identidade.

2 – O que seria descaracterizar a EF? É possível?
Descaracterizar a Educação Física seria retirar parcialmente as suas estruturas, como algumas ciências ou a filosofia, como forma de delimitar o seu campo buscando maior aceitação pelo seu objeto de estudo.


Contribuições do texto:

1 – Aponta os autores da história da Educação Física que tentam definir o que ela é e suas visões.
2 – Tentativa de alçar a EF como Educação, colocando intencionalidade nas ações pedagógicas, definindo ela como prática pedagógica que vai se alimentar das ciências e da filosofia.
3 – Coloca o professor de EF como pedagogo/educador.
4 - Não reduz a Educação Física à filosofia ou à ciência.
5 – Reforça a identidade profissional enquanto professor de educação física.


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