domingo, 1 de novembro de 2015

Encontro de 31/10/2015 – Livro: “Educação Física cuida do corpo... e mente” – João Paulo Subirá Medina – 1983.

Começamos o encontro discutindo a situação caótica da reorganização escolar do Estado de São Paulo, onde alguns membros do grupo que são professores da rede municipal e estadual puderam dar detalhes das dificuldades.

Na sequencia combinamos nossa participação do SEMEF/EEFUSP 2015, que se dará nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2015.

Antes de entrarmos no livro ainda falamos sobre a iniciação científica que a FEFISO passa a oferecer a partir deste ano, além das repercussões do encontro com Lino Castellani no grupo e no GEPEF FEUSP.

Quanto ao livro, elencamos para discussão as seguintes categorias:

- contexto histórico do livro, como o primeiro em conjunto com Vitor Marinho de Oliveira (O que é Educação Física – 1983) a pensar a Educação Física na ótica das ciências humanas, não somente a área escolar, mas todo o campo como um todo.

- Discutimos os três tipos de consciência elencados por Medina em citação de Freire (que Lino nos disse não ser ideia de Freire): consciência intransitiva, da à inércia, consciente apenas de suas necessidades individuais; consciência transitiva ingênua, capaz de articular ideias, mas com tendências fanáticas e análises rasas; transitiva crítica, que concebe a complexidade, busca razões em relações causais e não se fecha em doutrinas.

- A ideia de diálogo pautado pela humildade, confiança, serviço e testemunho.

- As contradições das visões políticas múltiplas na construção coletiva da sociedade.

- Educação Física na sociedade de consumo.

- A incorporação do conhecimento, ao invés da mera instrução.

- a especificidade da ciência que visualiza o corpo como uma máquina, separando-o de seus aspectos sociais, fragmentando suas dimensões.

- O perfil do estudante de Educação Física de ontem e de hoje.

- Relação entre teoria e prática.

- As três formas da Educação Física, ligadas às formas de consciência que se propõe a trabalhar: Educação Física convencional (que ligamos às obras de Ghiraldelli e Castellani Filho, e aos currículos ginástico, militar, higienista e esportivista; Educação Física modernizadora, que remetemos à tendência biologizante e aos currículos desenvolvimentista, psicomotor) e Educação Física Revolucionária, que ligamos ao currículo cultural (crítico e pós-crítico).


- por fim, chamou a atenção a definição de Medina para a Educação Física, na página 81, que diz: “A Educação Física deve ocupar-se do rosto e de seus movimentos, voltando-se para a ampliação constante das possibilidades concretas dos seres humanos, ajudando-os, assim, na sua realização mais plena e autêntica.” Ou seja, entendemos que a partir da cultura corporal, a EF deve ser ferramenta de felicidade para a vida das pessoas.

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